top of page
  • Foto do escritorFundação Cultural Exército Brasileiro

DISSERTAR, DEFENDER, JUSTIFICAR

Atualizado: 8 de abr.

Estes três verbos indicativos estão sempre presentes naqueles momentos – e são muitos – nos quais precisamos expor nossos conhecimentos e habilidades profissionais específicas.

E tudo começa nas escolas, onde os jovens se exercitam para, no futuro, saber dissertar sobre um tema solicitado, defendê-lo publicamente e justificar sua proposição, com a indicação de fontes de consultas confiáveis.

A importância do assunto se percebe pelo encontro de mais de 31 milhões de resultados para a palavra “dissertação”, no Google (08/11/2023, 08h30).

Resolvemos então, inserir um tema que nos parece fundamental para a preservação da nossa História, abrindo caminhos para um projeto educacional sobre os fortes e fortalezas coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicados, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Inúmeros estudos acadêmicos, ricamente ilustrados estão disponíveis em diversos portais das áreas da Cultura, do Turismo e da História, mostrando o lado belo da arquitetura militar colonial. Tudo pode ser acessado gratuitamente por um único QRCode (anexo), que dá acesso a 7 pequenos arquivos com diversos exemplos dissertativos, expositivos e referenciais, seguidos por um livro referencial básico, dividido em 10 capítulos fácil acesso pontual.

Esperamos surpreendê-lo de forma positiva neste nosso desejo de bem servir, expondo o saber acadêmico de ex-professor de três importantes escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro, nos níveis especialização, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares e, também, atuante por 25 anos no magistério civil, aposentado como professor emérito da Universidade Católica de Santos, onde o projeto educacional encontra-se disponível na aba de extensão universitária, da plataforma institucional.

Confira:_ clique sobre o QRCode, abra as asas da sua imaginação e “embarque no tapete mágico da História”.

Elcio Rogerio Secomandi

Membro do Conselho Técnico-Consultivo da FUNCEB


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page