top of page

História

No dia 1º de março de 2000, no cartório do 4º Ofício de Notas de Brasília, vinte e uma empresas instituidoras se reuniram para construir a Fundação Cultural Exército Brasileiro, entidade civil, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Nascia a FUNCEB com ideário estatutário sintonizado na Política Cultural do Exército. Foi uma idéia por longo tempo desejada pela Instituição Militar.

Em solene cerimônia no Saguão Guararapes do QG do Exército, no dia 15 de março de 2000, em ato que contou com a presença do Ministro da Defesa, do Ministro da Cultura e de todo Alto Comando do Exército, o, então Comandante do Exército Gen Ex Gleuber Vieira procedeu, formalmente, à instalação da FUNCEB, quando também foram empossados o Presidente, os Diretores e os Membros dos Conselhos de Curadores e Técnico-Consultivo. 

A FUNCEB se orgulha de poder apresentar ao Exército e à Sociedade Brasileira o resultado de seu trabalho no período. Respondeu, responde e responderá sempre, com prontidão e presteza, aos projetos do interesse do Exército cuja participação lhe for demandada, nas áreas cultural, educacional, de assistência social, de preservação ambiental e de comunicação social, onde já vem atuando.

WhatsApp Image 2022-05-09 at 15.40.16.jpeg

Foto do evento de inauguração da FUNCEB

Sobre

O Exército Brasileiro dispõe de um rico patrimônio histórico e cultural, disseminado por todo o espaço territorial brasileiro.

Todo esse patrimônio, representado por inúmeros fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, armas, equipamentos e obras de arte, constitui referência de grande importância para a história da sociedade brasileira.

A fim de permitir melhor acesso a esse acervo, o Comando do Exército apoiou a iniciativa do empresariado brasileiro de constituir uma Fundação Cultural, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, dispondo de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Assim surgiu a FUNCEB.

A Fundação pretende atingir um amplo campo de atuação, incluindo as atividades de natureza educacional, de preservação ambiental, comunicação e assistência social, oferecendo oportunidade para que se realizem diversos tipos de parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor.

Finalidades da Fundação 

• Atender às atividades de natureza cultural, desportiva, educacional, de comunicação social, de preservação do meio ambiente e de assistência social desenvolvidas pelo Exército Brasileiro.

• Promover os valores centrais das instituições Militares Brasileiras. 

• Promover o inter-relacionamento entre militares, suas famílias e os diferentes segmentos da sociedade em geral, por intermédio de projetos e atividades cívicas e culturais.

bottom of page