top of page

FUNDAÇÃO CULTURAL EXÉRCITO BRASILEIRO É AGRACIADA COM A INSÍGNIA DE BANDEIRA DA ORDEM DO MÉRITO MILITAR
01-05-2018

Foto: Júlio César de Magalhães Andrade (POUPEX) 

Em 19 de abril de 2018, 197º da Independência e 130º da República, foi concedida à Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) a Insígnia de Bandeira da Ordem do Mérito Militar.

A Ordem do Mérito Militar, criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, tem por finalidade premiar militares e/ou instituições que hajam prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro e que se tenham tornado credores de homenagem por parte da Força.

É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Por isso, o dia 19 de abril – Dia do Exército Brasileiro – é considerado como data oficial para a entrega de tão significativa condecoração. Nessa data, celebra-se a 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, nos Montes Guararapes, solo sagrado da nacionalidade, em Pernambuco.

A aposição à Bandeira Nacional da Insígnia da Ordem foi realizada durante cerimônia militar no Quartel-General do Exército, Setor Militar Urbano, Brasília/DF, contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de numerosos convidados.

Ao significativo evento compareceram, representando a FUNCEB, o Dr. Roberto Duailibi, ex-Presidente, e o Exmo Sr Gen Div Gerson Forini, atual Vice-Presidente. Como Porta-Bandeira da FUNCEB, o Cap QAO Douglas Percival Blacker de Andrade.


bottom of page