top of page
  • Foto do escritorFundação Cultural Exército Brasileiro

MILITUM 2023 V FESTIVAL DE CINEMA DE HISTÓRIA MILITAR

Em sua quinta edição, no ano de 2023, o MILITUM - Festival de Cinema de História Militar recebeu a inscrição de 24 filmes, sendo 17 documentários, 06 ficções e 01 animação, provenientes de 08 estados do Brasil (DF, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), abrangendo quatro regiões nacionais, e mais uma parceria internacional com a Suécia, totalizando mais de oito horas de material audiovisual. As apresentações aconteceram nos dias 27 e 28 na sede do Clube Militar, e no dia 29 de setembro, no Museu Militar Conde de Linhares, a cerimônia de encerramento e a premiação.

Os filmes, produzidos entre 2002 e 2023, trouxeram como tema a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira na Itália, além de memórias de seus veteranos, a história da Aviação Naval na Marinha do Brasil, a história da Esquadrilha da Fumaça, narrativas regionais sobre a Revolução de 1932, a recepção dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira, o processo de formação de oficiais no Exército Brasileiro, a especialização do combatente terrestre no ambiente da caatinga, a participação de militares do Brasil em Missões de Paz da ONU, a atuação diplomática do Navio Veleiro Cisne Branco e os fortes e fortalezas históricos que atuaram na defesa da Baía de Santos-SP. O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Tem ainda o apoio do Clube Militar, do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.


Estiveram presentes o Vice-Almirante (RM1) Mathias, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o Gen Bda Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, o Gen Bda Vet Bergo, Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, o Gen Bda Vet Stoffel, Diretor Executivo da FUNCEB, o Cel Roberto, Comandante do Forte de Copacabana e representantes de Instituições ligadas ao tema.

O Conselheiro da Fundação, Cel Élcio Secomandi, participou do Festival, com três filmes:

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP (DOC - BRA - 3' - 2022), de Élcio Secomandi

Mini documentário destacando a Fortaleza de Santa Amaro da Barra Grande, na cidade de Guarujá, parte do maior conjunto arquitetônico-mililtar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Vídeo produzido em 2022, nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.​

https://www.youtube.com/watch?v=3KYJ3nRqT1c Forte de São João, Bertioga-SP (DOC - BRA - 2' - 2022), de Élcio Secomandi

Mini documentário destacando o Forte de São João, na cidade de Bertioga, primeiro forte real do Brasil (construído em 25/06/1551), parte do maior conjunto arquitetônico-militar colonial do Estado de São Paulo, postulante em um "conjunto de bens seriados" (19 fortificações coloniais), indicado ao Patrimônio Mundial / UNESCO (Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Do Forte de São João partiu a esquadra de Estácio de Sá para fundar a Cidade do Rio de Janeiro (01/03/1565) e dar início à construção da Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro-RJ.

https://www.youtube.com/watch?v=Gqh9laCPvXE Sistema Defensivo do Porto de Santos (DOC - BRA - 4' - 2022), de Élcio Secomandi

Essa linha do tempo do Sistema Defensivo do Porto de Santos, apresentada neste pequeno vídeo experimental, faz parte do projeto EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:

Fortes, fortalezas e integração nacional, que se destina a promover um debate aberto sobre o sistema defensivo, por meio de uma visão minimalista, e realçar a importância da preservação de um conjunto de fortificações coloniais que, ainda hoje, sobrevive ao longo passar dos séculos, mesmo se expondo às intempéries e, por vezes, ao terrível abandono. Com alguns amigos, dronistas esportivos, realizamos um passeio virtual sobre o sistema defensivo em posições fixas (coloniais, desativados) e republicanas (unidades operacionais do Exército Brasileiro).

https://www.youtube.com/watch?v=ciSP8AksstY Para agraciar os melhores filmes do Festival, foi criado como prêmio o troféu Apollo, homenagem ao Tenente Apollo Miguel Rezk (1918 – 1999), veterano da Força Expedicionária Brasileira, herói da Segunda Guerra Mundial em Monte Castello e La Serra. Um filme do Cel Secomandi recebeu essa premiação.

APOLLO DE MELHOR ANIMAÇÃO

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP (DOC - BRA - 3' - 2022), de Élcio Secomandi


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page