A Fundação Cultural Exército Brasileiro informa, com profundo pesar e em homenagem póstuma, informa o falecimento de um de seus fundadores e principais articuladores, o Gen Div Veterano SYNÉSIO Scofano Fernandes, no dia 9 de setembro de 2022, em Brasília (DF).
Nascido no Rio de Janeiro, o Gen Synésio era da Turma 1961 da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo oriundo do Serviço de Intendência.
Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu cargos como: Comandante do Centro de Estudos de Pessoal (CEP), Diretor de Assuntos Culturais do Exército, Chefe da Assessoria Especial de Ensino e Instrução do Estado-Maior do Exército (EME).
Em duas ocasiões, esteve ligado ao Ministério da Defesa: na primeira, contribuiu para a estruturação do órgão, enquanto na segunda, cuidou de questões relacionadas à Proteção Social dos Militares.
Coordenou os trabalhos de concepção, planejamento e implantação do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx). Desenvolveu as pesquisas e coordenou os trabalhos para a reformulação e modernização do Ensino e da Instrução Militar no Exército. Foi Assessor Especial do Secretário de Economia e Finanças do Exército.
Já na Reserva, foi Vice-Presidente e Curador da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Como Criador, Diretor e Articulista da Revista DaCultura, da FUNCEB, publicou os seguintes artigos: “O ensino militar nas décadas de 70 a 90” (2007); “A Verdade e a História” (2013); “As Fortificações Brasileiras – Patrimônio Cultural” (2017); “Cartas de Caxias” (2017); “Muralhas de Pedra, Canhões de Bronze, Homens de Ferro” – Prefácio (2019); “Aniversário da FUNCEB” (2021).
Alguns desses artigos, ainda atuais, serão republicados nos próximos números da Revista.
Comments