top of page

CD da Banda Sinfônica do Exército
28-06-2017

A música está ligada às ações militares desde tempos muito remotos, não apenas como meio de comunicação, mas também como elemento psicológico. 

A música está ligada às ações militares desde tempos muito remotos, não apenas como meio de comunicação, mas também como elemento psicológico.

Essa verdadeira simbiose entre o poder de comunicação do som dos instrumentos difundidos nos campos de batalha foi sendo ampliada, a partir da evolução dos instrumentos e a sua capacidade de gerar novas informações e comandos. 

Com o surgimento das bandas militares, estas passaram a desempenhar um papel anímico importante nos corpos-de-tropa, sendo por muitos consideradas “a Alma da Tropa”.


No Brasil, as bandas chegaram com a Família Real, sendo a mais antiga a dos Fuzileiros Navais, criada em 1808.
Já em 1810, foram criadas, no Exército, as bandas para regimentos de infantaria e cavalaria da corte.


Essas bandas, ao longo do tempo, desempenharam um duplo papel. Um de caráter estritamente militar, intramuros, voltado para a atividade militar, e outro de caráter cultural, quando desenvolvem o seu potencial de comunicação, via música militar, em formaturas e tocatas para o público em geral.


O Exército, ampliando esse poder de comunicação, criou a sua Banda Sinfônica, constituída por músicos militares, de carreira e temporários, todos dotados de excepcional capacidade musical, objetivando levar ao público, não só a música militar considerada tradicional, mas também pela sua conformação, os grandes clássicos das músicas erudita contemporânea, popular e, principalmente a dos autores que se dedicaram a compor para bandas militares.


Como exemplo,apenas nos referindo a autores brasileiros, citamos Villa-Lobos, com a sua conhecida Invocação em Defesa da Pátria, Carlos Gomes, e Francisco Braga, músico militar e autor da música do Hino à Bandeira e do mais conhecido dobrado militar, o Barão do Rio Branco.
Destaca-se, também, Guerra Peixe, com a canção Fibra de Heróis.


Para divulgar o trabalho da Banda Sinfônica do Exército, a Fundação Cultural Exército Brasileiro-FUNCEB, entidade civil sem fins lucrativos, desenvolveu o Projeto CD da Banda Sinfônica, o qual foi aprovado pelo Exército, e apresentado ao Ministério da Cultura com vista a obter os incentivos fiscais proporcionados pela Lei Rouanet.
O projeto foi aprovado, tendo recebido o PRONAC 152212 e vem sendo executado com os aportes de recursos provenientes do PROGRAMA MECENAS 

Os trabalhos estão na fase final, já tendo sido realizada a gravação das oito músicas que integram o CD, todas de autores nacionais, e iniciadas as atividades voltadas a sua prensagem e posterior lançamento e distribuição.

O CD será distribuído, basicamente, para instituições e pessoas de baixa renda, visando o princípio da universalização do conhecimento dos bens culturais.

bottom of page