top of page

Rádio Verde-Oliva FM completa 15 anos de existência
18-06-2017

Nesta segunda-feira, 12 de junho, a rádio Verde-Oliva FM, emissora da Fundação Cultural Exército Brasileiro, completou 15 anos de funcionamento. A 98,7 MHZ está entre as primeiras na audiência do Distrito Federal (DF) e foi a pioneira na radiodifusão das Forças Armadas brasileiras.

Hoje, também pode ser ouvida pela internet ou por dispositivos móveis, com uma programação diversificada, que busca promover os valores cívicos e culturais do Brasil. A música popular brasileira é prioridade na programação, bem como as notícias nacionais, internacionais e militares, de utilidade pública, produzidas a partir de material das principais agências do Brasil e do mundo.

 

As comemorações começaram no dia 9 de junho, com um concerto em Brasília, que reuniu a fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e as bandas de música do Batalhão da Guarda Presidencial e do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, no auditório da Fundação Habitacional do Exército (FHE), e em parceria com a Fundação Cultural Exército Brasileiro, e com os apoios do Comando Militar do Planalto e da Fundação Habitacional do Exército.

Na ocasião, o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, general Otávio Santana do Rêgo Barros, destacou o trabalho dos profissionais da rádio. “Pessoas apaixonadas movem montanhas e o Sistema de Comunicação Social do Exército conta com pessoas apaixonadas, pessoas apaixonadas pela Rádio Verde-Oliva”, disse o general.

 

 

Durante o seu discurso, o general Rêgo Barros ainda informou que está em andamento o processo de expansão do Sistema Rádio Verde-Oliva para outras cidades, começando por Manaus (AM).

A sede da Verde-Oliva FM localiza-se dentro das instalações do Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e sua antena de transmissão está em Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal.

 

Histórico

A Rádio Verde-Oliva FM – 98,7 MHZ, emissora da Fundação Cultural Exército Brasileiro, teve seus primeiros estudos para implantação conduzidos pelo Centro de Comunicação Social do Exército no ano de 1996. Mas, somente em 1999, foi concedida a outorga do único canal de radiodifusão educativa em frequência modulada disponível no Distrito Federal.

No decorrer do ano de 2000, o andamento do processo legal e técnico continuou e, finalmente, em dezembro de 2001, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a inclusão do canal 254e, Brasília (DF), no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em FM.
 

Em fevereiro de 2002, o Ministério das Comunicações concedeu permissão à Fundação Cultural Exército Brasileiro para executar serviço de radiodifusão sonora em FM, com fins estritamente educativos e culturais na cidade de Brasília. A partir de abril desse mesmo ano, começaram, então, os testes de transmissão e, no dia 12 de junho, efetivamente foi inaugurada.

Em 2009, a sua potência de transmissão foi ampliada para 20KW, com a finalidade de atender a todo o DF e cidades do entorno. Desde então, os estúdios da emissora passaram por reformulação e troca de equipamentos, que possibilitam a emissão do sinal digital. O rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. Quando for autorizada a rádio digital na capital federal, a Verde-Oliva FM já estará habilitada a fazer a conversão.

Rádios das Forças Armadas

A rádio Verde-Oliva foi a primeira emissora operada pelas Forças Armadas brasileiras , que, até 2002, se fazia presente na radiodifusão por meio da participação em programas já conhecidos ou como parte da divulgação de notícias. Atualmente, as três Forças possuem suas emissoras.

Inaugurada em Manaus, em 2012, a rádio Marinha opera na frequência 99,9 MHz. Também de caráter educativo, prioriza a divulgação de informações de utilidade pública; das atividades do Ministério da Defesa e das Forças Armadas; e do conceito de soberania das águas jurisdicionais brasileiras.

A Força Aérea FM tem sede em Brasília e pertence a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a Aeronáutica. A emissora opera em 91.1 MHz FM  e possui uma retransmissora em Foz do Iguaçu, em 90.1 MHz.

A programação musical é variada, com clássicos e antigos hits, além da atual música brasileira. Também vão ao ar informações sobre a Força durante a programação.
 

bottom of page