top of page

Restauração da Igreja Bom Jesus da Coluna

Construída em 1705 e tombada em 1938, essa magnífica igreja, localizada na Ilha do Bom Jesus, no Rio de Janeiro já teve ilustres visitantes, desde os membros da Família Real até o presidente da República Washington Luís.

Entretanto,vítima de abandono, com cerca de 80% de sua estrutura danificada, este patrimônio parecia esquecido da pulação. Por isso a FUNCEB, com o apoio do BNDES e a supervisão do IPHAN , desenvolveu um projeto de restauração integral, que incluiu o reforço estrutural, a troca da cobertura, das esquadrias, pisos, forros e elementos pétreos, a modernização das instalações elétricas e hidráulicas e nova pintura a ouro dos altares, móveis e ornatos. No período em que duraram as obras foi ministrado um curso de restauro, coordenado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e os alunos do curso recuperaram, nas aulas, todo o imaginário da igreja. 

Durante a restauração, foi descoberta a inscrição “1703” no portal da entrada, suposta data de fundação do templo. Um arco, que dava passagem para a nave da construção, também apareceu com a obra. 

A igreja foi reaberta ao público em missa solene realizada dia 15 de agosto de 2008. Restaurada, recebe a visita de turistas, pesquisadores e estudantes e cumpre seu papel de registrar a memória de época de uma construção com trezentos anos de existência.

Fachada Sul antes

Revitalização da Parte Externa

Fachada Sul depois
Altar antes

Antes

Altar depois

Depois

bottom of page