top of page

Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Localizado no Aterro do Flamengo, o Monumento Nacional dos Mortos na Segunda Guerra Mundial é um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro.

Ali estão reunidos, além dos restos mortais dos que tombaram na Segunda Guerra Mundial, um acervo precioso de armamento leve e pesado, peças de uniforme e insígnias, tudo aberto à visitação pública.

Construído em área de aterro e sobre lençol freático, o Monumento sofreu reflexos de acomodações do solo e corrosão, provocada pela proximidade do mar.

Com infiltrações em suas extensas áreas livres, problemas nas instalações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado, suas obras de arte, seus revestimentos externos e internos e outras partes desgastadas exigiam uma reforma completa.

Para recuperar esse patrimônio, A FUNCEB desenvolveu um projeto para restauração integral do Monumento Com base nos problemas de engenharia e arquitetura que foram levantados pela Comissão de Obras da 1ª Região Militar e pela Diretoria de Assuntos Culturais, a Fundação Ricardo Franco foi chamada para fazer o projeto básico de reparação e restauração.

A Fundação Cultural Exército Brasileiro gerenciou a reforma geral, além de captar os recursos necessários para a execução das obras.

A concepção para a restauração do conjunto arquitetônico contou, também, com a colaboração de diversos profissionais especializados, já que o Monumento está inserido no tombamento do Parque do Flamengo, o que exige tratamento e intervenções sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As obras contaram ainda com a ajuda importante do arquiteto que projetou o Monumento, Marcos Konder Neto, na orientação de alguns trabalhos, que envolveram desde a plataforma até o mausoléu.

No museu foi feita uma nova exposição do acervo pertencente ao Monumento, a fim de mostrar a participação do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial.

Os recursos financeiros para a restauração do Monumento foram obtidos com o apoio do Fundo de Cultura Ministério da Cultura, da Petrobras S/A, BR Distribuidora, Banco Itaú, Phillips do Brasil, da FIRJAN e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial foi reinaugurado, no dia 28 de novembro de 2001.

Pracinhas-CCBY.jpg
5521PR101221_154D.jpg
pracinha 3.JPG
bottom of page