top of page

Ouça o CD da Banda Sinfônica do Exército
12-12-2017

 Banda Sinfônica do Exército (BSE), criada em 2002, é fruto de um exitoso projeto cultural desenvolvido pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) em parceria com o Exército Brasileiro. 

O CD, intitulado “Banda Sinfônica do Exército Compositores Brasileiros”, é resultante de projeto cultural desenvolvido pela FUNCEB


Sediada na cidade de São Paulo, é composta por 80 músicos militares de carreira e temporários, inclusive do segmento feminino, selecionados entre instrumentistas de todo o território nacional.

Suas atividades são diversificadas e envolvem tanto os músicos com formação sinfônica quanto em grupos de música de câmara.

O plano de ação da Banda Sinfônica do Exército é, fundamentalmente, fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais desenvolvidas pelo Exército Brasileiro, estabelecendo, assim, um elo artístico-cultural com a sociedade, de modo a constituir-se uma verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

Importantes palcos já acolheram apresentações da Banda Sinfônica do Exército. Na cidade de São Paulo, o Teatro Municipal, a Sala São Paulo, o Grande Auditório do Museu de Artes de São Paulo (MASP), o Teatro São Pedro, o Teatro Sérgio Cardoso, o Memorial da América Latina e a Fundação Oscar Americano em Porto Alegre: o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em Brasília: o Teatro Pedro Calmon, o Teatro FHE/POUPEX e o Teatro do Colégio Militar de Brasília em Curitiba: o Teatro Positivo em Cuiabá: o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso e no Rio de Janeiro: o Theatro Municipal e, com grande destaque, a execução da trilha sonora da Abertura dos 5o Jogos Mundiais Militares, realizados em 2011.

Intensa programação é também desenvolvida em várias cidades, particularmente no Estado de São Paulo, tendo como destaque as participações nos Festivais de Inverno da cidade de Campos do Jordão. Como reconhecimento de sua qualidade, a Banda Sinfônica do Exército foi agraciada, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) com o “Prêmio Especial Cultural” e, na categoria Música Erudita, com o troféu “Melhor Projeto Musical Erudito”.
Apesar desses reconhecimentos por parte da crítica especializada e do público em geral quando das apresentações realizadas em diversas cidades brasileiras somente agora a Banda Sinfônica do Exército gravou o seu primeiro CD. O CD, intitulado “Banda Sinfônica do Exército Compositores Brasileiros”, é resultante de projeto cultural desenvolvido pela FUNCEB. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, contou com o aporte de recursos incentivados, proporcionados pela Lei ROUANET, oriundos do Programa Mecenas. Contou, também, com o apoio do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e da Fundação Habitacional do Exército (FHE).

O CD se propõe a disseminar e tornar acessível um repertório de clássicos da música instrumental brasileira, de modo a valorizar e difundir a criação artística de autores nacionais, bem como promover e incentivar atitudes e transformações afetivas direcionadas à nossa identidade cultural.

Clique no link abaixo e ouça o Cd da Banda Sinfônica do Exército gratuitamente!

>>> Banda Sinfônica do Exército - Compositores Brasileiros <<<

 

bottom of page