top of page

Lançamento do livro “A História do Brasil nos Traços de Estigarríbia”
 

estiga.jpg

 O livro reproduz uma expressiva mostra do vasto acervo das obras do consagrado artista plástico Coronel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia. Seus trabalhos retratam importantes e emblemáticos episódios militares, desde a Batalha dos Guararapes até a Missão de Paz no Haiti, por intermédio de belíssimas pinturas, expostas em diversas Organizações Militares, no Brasil e no exterior. Natural de João Pessoa-PB, o Coronel Estigarríbia formou-se Aspirante a Oficial de Cavalaria, em 20 de dezembro de 1956, na Academia Militar das Agulhas Negras. Possui os títulos de Mestre e Doutor em Ciências Militares. Em 1995, conquistou o título de Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo seus méritos reconhecidos no meio cultural daquele estado pelo conjunto de sua obra. A edição do livro é fruto de uma exitosa parceria estabelecida entre a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e a Fundação Cultural Exército Brasileiro e contou com a aprovação do Ministério da Cidadania, com o patrocínio do Programa Mecenas e com os incentivos fiscais proporcionados pela Lei de Incentivo à Cultura.


 

-Lançamento em 04 Set, no Museu do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, com a presença do Comandante Militar do Sul, Gen Miotto, Gen Mansur, da DPHCEx, Oficiais Generais da Reserva, do Presidente do Conselho de Curadores da FUNCEB, Dr Flávio Corrêa, e do Diretor Executivo, Gen Juarez Genial.


Clique aqui para assistir ao vídeo de cobertura do evento
 

- Lançamento em 12 Set, no Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ, com a presença do Gen Arruda, Comandante Militar do Leste, do Diretor da DPHCEx, Gen Mansur, Oficiais Generais da Ativa e da Reserva, do Gen Genial, Diretor Executivo da FUNCEB, e do Cel Júlio Cesar, Gerente do Projeto.

 

 

 

 

- Em 29 Out, a cerimônia de lançamento, organizada pela Secretaria-Geral do Exército, ocorreu em Brasília/DF, no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, com a presença do Vice-Presidente da República e Presidente em Exercício, Gen Hamilton Mourão, do Comandante do Exército Brasileiro, Gen Leal Pujol, do Chefe do Estado-Maior do Exército, Gen Braga Netto, além de vários outros Oficiais-Generais, antigos e atuais integrantes do Alto Comando do Exército e um grande número de  convidados. O Vice-Presidente da Fundação, Gen Expedito, esteve presente, bem como o Cel Júlio Cesar, Gerente do Projeto e integrantes do Escritório da Fundação em Brasília, Cel Romero e Cap Blacker. Presentes também o Presidente e o   Vice-Presidente da POUPEX, Gen Araken e Gen Forini.
 

 -O Diretor da DPHCEx, Gen Mansur, fez uma explanação sobre todas as etapas do Projeto, destacando a atuação da FUNCEB e de todos os demais atores. O Cel Estigarríbia fez os agradecimentos pelo apoio recebido, citando também a participação da Fundação.

02.jpg
04.jpg
03.jpg
bottom of page