home       domingo, 17 de dezembro de 2017
Projeto Soldado Cidadão

O projeto Soldado Cidadão , desenvolvido pela FUNCEB a partir d sucesso do projeto Qualificação de Mão de Obra , de 2002, é um dos principais projetos de educação desenvolvido pela entidade.
O objetivo do projeto é oferecer aos jovens brasileiros, incorporados às Forças Armadas, oportunidades formativas por meio de cursos profissionalizantes que lhes proporcionem melhores condições de competir no mercado de trabalho. O projeto atende às ações de desmobilização do militar temporário, previstas pelo Exército.
De 2002 a 2008 foram habilitados mai de 100 mil jovens, da Marinha, Exército e Aeronáutica. O curso é destinado aos militares temporários das Forças Armadas, quando estiverem próximos de seu licenciamento ativo.
O Projeto foi coordenado pela Fundação Cultural Exército Brasileiro FUNCEBentre 2002 e 2003, período em que capacitou 6.750 (seis mil, setecentos e cinqüenta) profissionais.
Em 2004, com recursos orçamentários do Governo Federal, repassados ao Ministério da Defesa, o Projeto passou a ter uma abrangência maior, atendendo todos os Estados e o Distrito Federal. Qualificou 27.725 (vinte e sete mil, setecentos e vinte e cinco) militares do Exército, atingindo 110 (cento e dez) municípios e utilizando cerca de 1315 salas de aula. Com a Portaria Normativa 1259- MD, de 19 de outubro de 2004, o Ministro da Defesa substituiu o Projeto Soldado Cidadão pelo Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil/ Soldado Cidadão-PAC, transformando-o, desta forma, em uma ação permanente e com recursos previstos no orçamento da União.
Os cursos foram ministrados pelo SENAI, SENAC, SENAT, SENAR, CEFET/RN e SEBRAE e tiveram carga horária de
Os cursos tiveram uma carga horária de 160 (cento e sessenta) horas, abrangendo: conteúdo programático específico de qualificação profissional, com 140 horas noções básicas de Empreendedorismo, a cargo do Sebrae, com 16 horas e desenvolvimento de palestras sobre o tema “Cidadania, Direitos e Deveres”, por meio da participação voluntária de Juízes Federais que proferiram palestras de 04 (quatro) horas, sobre o assunto.
Após o término das aulas, os alunos aprovados fizeram jus ao Certificado de Conclusão emitido pela respectiva Entidade de Ensino e foram incluídos no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens.


Cursos prfissionalizantes capacitam e ampliam perspectivas dos jovens soldados
Presidente Lula discursa durante lançamento do programa, em 2008
Soldados durante aula

VOLTAR


check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites